Um crente pode ficar endemoninhado?

Posted: November 8, 2010 in Estudos Bíblicos
Fiz esse desenho na mão pra melhor compreensão

Deixe seu comentário, clicando no balãozinho acima do lado da foto

OPRESSÃO DEMONÍACA NÃO TEM NADA A VER COM POSSESSÃO DEMONÍACA

Muitos crentes pensam que é a mesma coisa, mas alto lá!

De acordo com a bíblia, nós somos o Templo do Espírito Santo ( I Cor 3:17 ).  E se somos o Templo e somos do Espírito Santo, isto é provavelmente porque ELE COMPROU o seu templo. ELE não alugou. E ELE comprou com o seu sangue ( I Coríntios 7:23 )

Quando uma pessoa desinformada alega que o diabo possui uma pessoa toda vez que esta vida peca, ela bagunça a palavra de DEUS registrada em I João 1:10 que diz que: “Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós”  Porque se temos pecado e diariamente temos que confessar nossos pecados diante de DEUS, não do padre (I João 1:9), estaríamos endemoniados toda vida que pecassemos  ????

Até onde eu sei, o diabo é o inimigo de nossas almas. Não o piolho. Porque o piolho geralmente ele vai e depois volta. Já imaginou se toda vida que você pecasse o diabo te possuisse e depois caisse fora? Você se tornaria no trampolim do diabo! Porém, você é o templo do Espírito Santo! E O Templo é uma casa. Uma morada. Uma residência. Não uma kitnet.

Vamos tentar imaginar o fato de que um crente verdadeiro que nasceu de novo fique endemoniado:

Primeiro:  Se isso acontecesse, os aposentos de DEUS (que no caso é toda pessoa que se converte a Jesus Cristo de todo o coração, alma e entedimento de verdade e nasce de novo) iriam ser compartilhados com o diabo. Em outras palavras; a cozinha, o banheiro e alguns quartos da casa seriam de DEUS e o quintal do diabo.

Segundo:  DEUS não teria total proteção sobre os seus filhos porque o templo seria parcialmente dividido com o inimigo

Terceiro:  Toda vida que uma pessoa soltasse uma mentira, a menor que fosse, ela consequetemente iria ficar endemoniada porque os aposentos de DEUS seriam compartilhados com o diabo.

Logo, posso afirmar, que essa asneira de espalhar por aí de que um crente verdadeiro pode ficar endemoniado é uma mentira do satanás para roubar a confiança de pessoas verdadeiramente convertidas em sua salvação que é Jesus! O filho de DEUS que veio ao mundo em forma de carne.

Vamos fortalecer essa tese com algo ainda mais forte. Vamos então, apelar estudando O GREGO.

ORIGEM DA PALAVRA TEMPLO

A origem da palavra empregada para Templo Do Espírito Santo vem da raiz grega Oikós.

Oikós significa Morada permanente. Residência fixa sem ausência, nem que por uma mera questão de tempo.

Analizemos algumas palavras gregas que dão sentido de morada no novo testamento:

Cénaculum se origina da palavra grega Cena, Cena significa jantar. Logo Cenaculum é sala de jantar. Esta é a versão dada em português para nossas bíblias hoje. Esta palavra se repete por várias vezes dentro dos evangelhos, porém, com significados totalmente diferentes.

Em Marcos 14:15 e Lucas 22:12 vemos a palavra cenaculum mais uma vez em destaque. Aqui a palavra cenaculum vem do grego Anogeon (ανωγεον).
Que do literal significa sala superior ou sala de visitas.

O mesmo “estábulo” que José e Maria estavam procurando em Lucas 2:7 é mais uma vez a mesma palavra grega para sala de visita,Kataluma (καταλυμα). A palavra hospedaria também vem do grego Kataluma dando a idéia mais uma vez de sala superior ou sala de visita.

Atos dos apóstolos nos fala do huperoon (υπερωον). Também descrito como sala superior. Aqui a palavra grega para cenáculo é huperoon e significa: a parte mais alta de uma casa, apartamento do 3º andar, ou refúgio superior.

Porém, quando lemos Atos 2:2 vemos que a palavra cenáculo, muda drásticamente de sala de visitas para Oikos (οικοσ). Oikos, no literal significa: morada. Da mesma forma em que no evangelho de Marcos 11:17, Jesus declara: “…Minha casa (οικοσ), será chamada: casa (οικοσ)de oração…”

Engraçado que em I Corintios 6:19 a raiz grega OIKOS origina a palavra do Templo do Espírito Santo que diz:  “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”  Troque Templo para Oikós e assim você terá MORADA.

Logo, você nunca parou para pensar nisso. Mas o Espírito Santo quando desceu no nosso mundo, Ele não desceu para um sala de visitas. No dia de pentecoste Ele desceu numa morada. Isso significa que o Espirito Santo, quando desce no dia de pentecoste, na vida de uma pessoa, Ele não vem para habitar numa sala de visita, ficando alguns dias, e depois indo embora. O Espírito Santo, vem no dia de pentecoste, na vida de uma pessoa, para fazer morada e ficar pra sempre alí. Ele veio para fazer morada!

DIFERENÇA ENTRE POSSUIR E OPRIMIR

Enquanto a possessão inclui um tipo de ação onde o diabo age livremente dentro de um corpo humano ausente da proteção divina de DEUS no poder do sangue de Jesus, a opressão é algo similar.

A opressão demoníaca é como se o diabo reunisse todas as suas forças e fosse de encontro contra um ungido de DEUS, dando várias pancadas no vento.  O que acontece aqui é que o ungido de DEUS que mora na morada do Altissimo e se deixa ser uma morada para o Espírito Santo, cria uma proteção poderosa contra os espiritos demoniacos(Salmo 91:1) .  Impenetravel.  Então, o diabo reuni todas as suas forças para bater nesta vida não tendo muito êxito.

Se você pegasse uma garrafa plástica vazia e colocasse uma moeda dentro dela com a tampa fechada e começasse a esmagar aquela garrafa e começasse a torcer e bater e etc e ao final visse que a garrafa não se abrira para moeda sair, você teria uma melhor compreensão do que é uma opressão demoníaca, porque é exatamente isso que ocorre quando uma pessoa que nasceu de novo sofre quando o diabo vem oprimi-la. E por mais que caía ou vacile, não dará oportunidade para o diabo o possuir, pois no novo nascimento fez uma aliança com DEUS entregando seu corpo, alma e Espírito para ELE.  (Salmo 34:18)

A Possessão já pelo contrário, é algo violável pois o diabo não respeita a pessoa possuida pelo fato dela  dar uma oportunidade ou uma legalidade ao diabo para deixar ser possuida. A pessoa que não nasceu de novo, não tem proteção contra o diabo.  E o diabo mora no mundo. E um crente falso, é mundano.  Porém todo aquele que nasce de novo, vence o mundo e esta é a vitória que vence o mundo, a saber, a nossa fé (I João 5:4)

O QUE É UM CRENTE VERDADEIRO E O QUE É UM CRENTE FALSO

Características de um crente Falso de acordo com Galatas 5:19-21

– Adultério

– Prostituição

– Impureza

– lascívia

– Inveja

– Mata

– Pratica feitiçaria

– Apaixonado por uma inimizade

– porfias

– Emulações

– Deixa ser dominado pela sua Ira

– Ama fazer pelejas

– Dissensões

– Heresias

– Bebedices (vive bêbado e ama se embebedar)

– Glutonarias

# Coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

Características de um crente verdadeiro de acordo com Gálatas 5:22-23

– Tem os frutos do Espírito

– Amor

– Alegria Contínua

– Paz

– Longanimidade

– Benignidade

– Bondade

– Fé

– Mansidão

– Temperança.

#Contra estas coisas não há lei

Também, este crente verdadeiro:

– Não se embriaga de bebida alcoólica (Efesios 5:18)

– Nasceu de Novo da água e do Espírito e tem livre acesso ao Reino de DEUS  (João 3:5)

– Ora todo o tempo ( I Tes 5:17)

– É totalmente o contrário de Galátas 5:19-21

RESUMO

O Resumo é isso: esse negócio de falar que todo crente pode ficar endemoniado é do diabo!!! Crente verdadeiro que nasce da água e do Espírito não fica endemoniado de jeito nenhum e ponto final sem margem para parágrafo. Espero ter lhe ajudado. Um abraço e que DEUS te abençoe.

Rafael R. Lima

www.blastofheaven.com
www.twitter.com/bhrafael

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/34979/1/O-CENACULO/pagina1.html#ixzz14ecx2FcV

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s